O ChatGPT pode substituir o trabalho do redator SEO?
No final de 2022, a empresa OpenAI “presenteou” o mundo com sua mais intrigante invenção, o ChatGPT, um chatbot de IA.
Com suas respostas que conseguem imitar quase perfeitamente as de um ser humano, ele rapidamente deixou muita gente impressionada.
Quando solicitamos, essa ferramenta é capaz de criar sinopses escritas com muita qualidade, por exemplo, e-mails, textos para blog, scripts, etc.
Por isso, após seu lançamento, muitas empresas de marketing decidiram usá-lo para melhorar o SEO.
Mas será que funcionou?
Desvendando a temida IA – o que é o ChatGPT?
Como já falei antes, a empresa por trás do ChatGPT é a OpenAI, um extraordinário modelo de linguagem que é alimentado por inteligência artificial.
Sua principal característica é a alta eficiência em compreender e responder à linguagem natural humana.
Ele é treinado com milhares de artigos, livros, poemas e outros. Com isso, a máquina é capaz de prever a palavra que vem a seguir em uma frase.
É por isso que a ferramenta consegue responder às nossas solicitações e criar conteúdo extenso relacionado a qualquer tema.
Além disso, a IA também usa o que chamamos de “aprendizado por reforço com feedback humano”.
Significa que ela aprende com os humanos e consegue resumir informações de diversas referências online, dando um resultado quase humano.
É aí que entra a preocupação com a relação ChatGPT e redator SEO, ou seja, com o temor de que a IA substitua estes profissionais.
Afinal, qual é o problema do ChatGPT?
Bem… se esse chatbot é tão bom para resumir conteúdos, não deveria ser uma ótima ferramenta para SEO e marketing digital, de modo geral?
A princípio, pensou-se que sim. Por isso, a relação entre ChatGPT e redator SEO ficou tão tensa.
Foi quase um ano sem saber se essa profissão continuaria existindo, afinal, muitos profissionais perderam seus empregos, quando as agências de marketing aderiram à inteligência artificial.
Vamos entender por quais razões o ChatGPT não é assim tão confiável quando o assunto é redação SEO.
Pouca precisão
Embora tenha um amplo banco de conhecimento, o ChatGPT ainda oferece informações imprecisas. Vejamos alguns pontos que contribuem para isso:
- Qualidade dos dados de treinamento que nem sempre é a melhor;
- O viés é um grande problema, já que é exposto a uma série de informações e pode criar conteúdos tendenciosos;
- Também possui uma dependência do usuário que se não souber indicar os comandos certos, não consegue bons resultados;
- Linguagem complexa, tendo em vista que usa muitos termos técnicos e jargões.
Quando pensamos na competição entre o ChatGPT e redator SEO, precisamos ter em mente que a IA não consegue atender aos padrões do Google.
O Google tem classificado conteúdos criados por inteligência artificial como não confiáveis.
Além disso, existem 2 pontos que geram preocupação quando se trata de SEO:
- Visível incapacidade de verificar fatos;
- Incidência de plágio.
Sem dúvida, essa ferramenta não pode ser pensada como única responsável por criar conteúdos digitais, quando o assunto é a otimização de blogs.
O Google já afirmou algumas vezes que seu buscador dá preferência para conteúdos elaborados por pessoas reais.
ChatGPT e Redator SEO – a inteligência artificial pode substituir o trabalho do redator SEO?
Vamos então à conclusão. ChatGPT e redator SEO podem coexistir ou a presença de um exclui o outro?
Bem… A resposta é não! Esse Chatbot não tem a capacidade para substituir os redatores SEO.
Primeiro, porque a inteligência artificial está longe de superar a inteligência humana. As IAs não contam com a emoção.
Estes conteúdos até atraem as pessoas, mas não conseguem criar a conexão que as estratégias de marketing precisam.
Segundo, a ferramenta não consegue se atualizar em tempo hábil e seus conteúdos tornam-se repetitivos, fazendo com que os leitores saibam que não são originais.
Por isso, muitas agências de marketing voltaram com seus redatores e ainda optam por eles!
A questão hoje é: o redator sabe utilizar o ChatGPT com inteligência? Afinal, assim como todas as outras, a IA ainda é uma ferramenta de trabalho.
Se você tem ume empresa e está em busca de bons redatores SEO, a SEO Foco pode ser uma boa parceira para você. Aqui, contamos com profissionais formados e altamente capacitados para escrever um texto muito bem otimizado! Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços!
Deixe um comentário