Conheça 4 áreas de atuação de um redator freelancer

Conheça 4 áreas de atuação de um redator freelancer

Você sabia que o redator é uma das peças fundamentais para o marketing de conteúdo? Pois, é! Muito embora seja o profissional que atua no cantinho dele, fazendo e revisando posts para web, levantando dados e fazendo pesquisas de SEO, toda agência de marketing e publicidade precisa dele. É por isso que o redator freelancer está sendo cada dia mais requisitado!

Se você gosta de escrever, pesquisar e tem um pezinho de interesse na área do marketing, este post foi feito especialmente para você. Neste artigo, você vai entender quais são as 4 áreas de atuação desse profissional, qual a importância dele para o mercado e como ingressar na profissão. Continue a leitura e confira!

4 Tipos de redator freelancer

Antes de falar sobre a importância do redator freelancer no marketing digital, é justo ressaltar que existem diversos tipos de profissionais, ou seja, dependendo da área escolhida, você terá um leque de possibilidades para entrar no mercado. Vamos conhecer cada uma delas? Veja a seguir:

  • Redator SEO:

O redator SEO é o responsável por escrever textos otimizados para os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Toda empresa precisa de presença online e é nessa hora que o profissional de redação SEO é procurado. Utilizando técnicas de SEO, o redator cria textos visando as primeiras posições nos resultados de pesquisa, o que, consequentemente, aumentará a visibilidade da empresa ou marca para o público-alvo.

As principais funções desse profissional são: identificar palavras-chave relevantes, elaborar o conteúdo e aplicar técnicas de SEO para garantir que o texto seja encontrado pelos mecanismos.

  • Redator publicitário (Copywriter):

O famoso copywriter, o profissional responsável por escrever textos persuasivos e capazes de levar o leitor a uma ação específica, como comprar um produto, contratar um serviço ou assinar uma newsletter. O copywriter atua principalmente no Instagram, mas pode ser contratado, também, para escrever textos para e-mail, ou seja, e-mail marketing.

As principais atividades do profissional incluem: definição de persona, pesquisa de mercado, desenvolvimento do conteúdo e testagem.

  • UX Writer:

Também conhecido como redator de UX, o UX Writer tem como foco principal a experiência do usuário. Além de escrever, o profissional deve analisar e localizar cada peça textual na internet. Entre blog, artigo e notícias, há uma grande diferença, e o UX Writer sabe disso, por isso, aplica estratégias em diferentes meios de comunicação que melhorem a interatividade do público-alvo.

Entre as principais atividades da profissão, estão: pesquisa de usuários, análise de dados, criação de textos e testagem.

  • Ghost Writer:

Escritor fantasma. Como o próprio nome já sugere, o ghost writer é aquele que não assina suas produções. Ou seja, ele é contratado por terceiros para escrever livros, posts para web ou qualquer outro tipo de texto desejado. Os redatores SEO também se enquadram nesta profissão, já que muitas vezes seus textos são publicados sem autoria nos blogs de seus clientes.

Os redatores freelancers, normalmente, são contratados como PJ por agências ou terceiros, no entanto, podem ser contratados como CLT também, atuando nas mais diversas áreas. Como redator freelancer e com as técnicas e habilidades requeridas, o profissional pode atuar em mais de uma área.

A importância de um redator freelancer

Devido à alta demanda por conteúdos originais e de alta qualidade, o redator freelancer desempenha um papel fundamental no mundo moderno. Se antes a profissão ficava por trás das cortinas, hoje em dia, o cenário é bem diferente.

Os redatores autônomos, geralmente, possuem habilidades versáteis e podem criar uma variedade de tipos de conteúdo, como artigos, blogs, postagens em mídias sociais, conteúdo para sites, e-books, entre outros.

Eles conseguem se adaptar às necessidades específicas de seus clientes, o que resulta em uma economia de tempo para que as empresas e empreendedores se concentrem em outras áreas de seu negócio, como estratégia, marketing e atendimento ao cliente.

4 áreas para um redator freelancer investir

Agora que você já entende a importância de um redator autônomo, vamos ao que interessa: em quais áreas você pode investir para ter sucesso na profissão? Acompanhe a leitura e descubra!

Marketing Digital

A primeira área em que o redator freelancer deve buscar espaço é no marketing digital. A concorrência com outros redatores pode ser acirrada, no entanto, é um mercado que está em expansão e, por isso, se você se destacar, conseguirá um número legal de clientes. E o que fazer para se destacar frente aos concorrentes? Falaremos sobre isso a seguir.

Jornalismo

Nem todos, mas boa parte dos redatores é formada em jornalismo. Afinal, o jornalista é responsável por coletar, escrever e editar notícias, certo? Pois bem! Se você investir na área, poderá atuar em diferentes meios de comunicação, e isso inclui: jornais, revistas, portais e muito mais.

Educação

Os redatores educacionais são responsáveis por criar materiais de ensino, como livros didáticos, artigos acadêmicos e outros materiais educacionais. Além de trabalharem em instituições de ensino, esses profissionais podem atuar em empresas de tecnologia educacional e outros setores.

Negócios

Por fim, mas não menos importante, negócios. Os redatores de negócios são responsáveis por criar conteúdo para empresas, de preferência para bancos ou corretoras, como relatórios, apresentações, e-mails e outros materiais corporativos. Eles trabalham em empresas de todos os tamanhos, em diversos setores.

Como se tornar um redator freelancer e ingressar no mercado

Se está pensando em ingressar na profissão e quer saber como fazer isso, aqui vão algumas dicas.

O primeiro passo é gostar de ler e escrever. Amar o que faz, neste caso, será mais do que essencial. Lembre-se disso! Em segundo lugar, o profissional precisa estar atento às normas gramaticas da Lingua Portuguesa, isto é, saber escrever gramaticalmente correto.

Em se tratando do perfil, o profissional deve ser organizado, proativo, comunicativo e criativo.

Agora, para ingressar no mercado, o redator freelancer deve criar um portfólio com todas as suas produções — tanto as remuneradas quanto as não-remuneradas. O portfólio será o grande responsável por apresentar você e se trabalho aos clientes.

Lembre-se de que o redator autônomo é um prestador de serviços, ou seja, até conseguir uma cartela com clientes fieis, terá que ter muita organização financeira, já que nem todo mês será de vacas gordas. Faça networking, não tenha medo de começar por baixo, participe de grupos do Facebook, entre em contato com potenciais clientes e, por fim, especialize-se!

Seja uma autoridade na sua área de atuação, isso fará toda a diferença!

Uma resposta para “Conheça 4 áreas de atuação de um redator freelancer”

  1. […] um redator SEO vai além de um simples texto bem escrito. O profissional da área, normalmente um redator freelancer, é contratado com o intuito de criar textos otimizados para os mecanismos de pesquisa, como o […]

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