Conheça as 4 técnicas de redação para SEO
Conseguir que um conteúdo fique bem ranqueado nas ferramentas de busca é de essencial importância para quem deseja destaque para seu negócio. Para que isso seja mais fácil, existem técnicas de redação para SEO, que podem ser usadas em vários materiais.
A verdade é que o tráfego é maior nas páginas que aparecem nos primeiros resultados do buscador. Assim, deve-se fazer o possível para sempre estar, preferencialmente, na primeira página do Google.
Se você quer conseguir esse resultado, mas não sabe como, apresentamos agora 4 técnicas de redação que vão ajudar a deixar seu material bem mais visível:
Usar intertítulos
Uma das coisas que o redator SEO precisa conhecer é a técnica de dividir o seu texto em intertítulos. Isso faz com que o material fique mais atraente, menos cansativo e muito mais organizado.
Basta pensar em todas as vezes em que se desistiu de ler algum material porque ele tinha blocos muito grandes de texto.
De fato, isso é uma coisa que cansa o leitor e, pior que isso, faz com que ele nem mesmo tenha vontade de começar a ler o texto produzido, ainda que ele esteja muito completo e interessante.
Portanto, saber como aplicar os intertítulos ajuda a aumentar a qualidade do material e, sem dúvida, a melhorar seu ranqueamento nos sistemas de busca.
Usar links externos
Os links internos fazem parte das técnicas de SEO que deixam o texto muito melhor posicionado nas buscas e, para quem não os conhecem, é bem simples.
A linkagem externa, por sua vez, acontece quando se escolhe uma palavra-chave ou expressão e se insere um link de um material fora daquele site, mas que complemente a informação.
É claro que não dá para linkar qualquer site externo: considerando que isso é um tipo de Marketing, o recomendado é que se crie parcerias com outras páginas. Assim, ocorre uma divulgação simultânea.
Vale lembrar que, quando uma página é linkada como uma indicação por outra, ela tem a sua credibilidade aumentada, ajudando o Google a posicioná-la à frente nas buscas.
Inclusive, não é obrigatório que a parceria seja feita com outras páginas que tratem da mesma temática, embora isso potencialize as chances de tráfego orgânico.
Usar palavras-chave
Seria impossível mencionar técnicas SEO sem citar as palavras-chave. De fato, elas são a forma mais simples de se adotar o SEO e excelentes para quem está iniciando.
Trata-se de palavras-chave que os internautas costumam colocar no buscador quando querem encontrar alguma coisa. Assim, se o material tiver essas palavras ou expressões, o Google o mostra como uma resposta.
É indispensável saber quais são as palavras-chave as quais os internautas mais recorrem e colocá-las nos textos do blog, da rede social ou do site. Inclusive, existem programas que mostram as palavras-chave mais populares, como Google Correlate.
Usar conteúdo relevante
De nada adianta descobrir as palavras-chave que mais interessam aos internautas se elas não estiverem em um texto bem-escrito.
Da mesma forma, um texto que tem intertítulos e que também conta com links não agradará aos internautas se não trouxer informações relevantes. Assim, encher um material de keywords apenas por fazer, sem critério, é bastante prejudicial.
É preciso prestar sempre atenção à audiência, ou seja, a quem aquele texto se destina? Qual é a linguagem de que esse público gosta? Quais são as dores que eles podem estar querendo sanar?
Com isso, consegue-se criar um conteúdo que responda a essa dor e, dessa forma, que seja considerado relevante. Vale lembrar que a necessidade do internauta pode ser de curiosidades, de dicas, de humor, etc.
É preciso treinar as técnicas de SEO
Após aprender mais sobre todas essas técnicas, é claro que um redator pode pensar que está pronto para criar materiais usando o SEO. No entanto, como acontece com todas as técnicas, é fundamental a prática.
Aquele que deseja ter textos SEO chamativos precisa treinar a aplicação dessas técnicas, além de se informar sempre a respeito delas.
Com bastante prática, essas técnicas passarão a ser usadas até mesmo com naturalidade pelo redator SEO, sem que ele se dê conta de que as está aplicando.
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