O que é SEO e qual a sua importância para o marketing?

Uma das técnicas que mais agregam ao Marketing é o SEO e, por isso, é indispensável conhecê-la para ter resultados melhores. Saiba mais

Tornou-se muito comum falar sobre usar SEO em conteúdos criados para blogs, sites e redes sociais. Sem dúvida, quem trabalha no Marketing Digital já ouviu falar sobre essa sigla, cujo conhecimento é cada vez mais requisitado.

O fato é que existe uma razão para isso: o SEO é uma técnica que, de fato, colabora para uma visibilidade bem maior dos materiais desenvolvidos.

Neste artigo, você vai entender o que é SEO e saber mais sobre a sua importância para ter resultados mais satisfatórios no campo do marketing de conteúdo.

O que é SEO?

Primeiramente, é válido entender qual é o significado da sigla SEO. Trata-se de Search Engine Optimization, o que quer dizer “otimização de ferramentas de busca”.

Sendo assim, a técnica de SEO tem a finalidade de fazer com que os materiais que são produzidos para blogs, sites e redes sociais contemplem as palavras-chave que as pessoas usam para a pesquisa de conteúdo.

Por exemplo: imagine-se que o artigo é sobre cuidados com a beleza. Se as pessoas que pesquisam sobre isso escrevem no buscador “cuidados com o rosto”, “melhora da pele” ou “como rejuvenescer a pele”, essas são palavras-chave que devem ser usadas.

Dessa forma, o texto vai aparecer como resultado para quem coloca essas palavras-chave no buscador e, mais do que isso, o material ficará à frente dos outros.

Qual é a importância do SEO para o Marketing?

Pode-se dizer que a principal funcionalidade da técnica SEO é deixar os materiais mais bem-posicionados dentre os resultados de pesquisa.

Isso ocorre porque, quando o profissional do Marketing conhece o SEO, ele faz uma distribuição mais eficiente das palavras-chave ao longo do seu texto. A seguir, você vai encontrar mais vantagens de empregar essa técnica em sua estratégia:

  • Maior tráfego

É inegável que a maioria dos internautas dá preferência aos sites que são bem-posicionados nos buscadores. Assim, aqueles que ficam depois da segunda página de resultados nem mesmo são acessados.

Portanto, quem deseja um tráfego maior para o seu blog, site ou mesmo rede social precisa contar com as estratégias de SEO. E quem para cuidar disso? Isso mesmo: o redator SEO.

  • Traz mais credibilidade

A razão pela qual os internautas sempre preferem as páginas que aparecem primeiro na pesquisa é que elas transmitem mais credibilidade.

A ideia é a seguinte: se essas páginas estão aparecendo sobre as outras, elas são mais confiáveis. Isso representa mais um motivo pelo qual a técnica de SEO é importante para o Marketing.

Afinal, não se pode ignorar que muitas empresas buscam exatamente aumentar a sua credibilidade no mercado e o seu senso de autoridade.

  • Maiores chances de conquistar clientes

A lógica é bastante simples: se a página não é vista pelos internautas, é claro que as chances de venda são menores.

Imagine-se uma pessoa que está buscando por peças para o seu carro e usa o buscador para isso, usando palavras-chave como “peças para carro” e “peça automotiva”. As páginas cujo texto não tem essas palavras-chave, ou elas não são bem distribuídas, ficarão bem atrás nos resultados.

Sendo assim, as chances de essa pessoa acessar esse site e comprar as peças que procura são muito menores. Vê-se, dessa forma, o quanto não dominar SEO pode até prejudicar os ganhos de uma empresa.

  • É um Marketing mais barato

Sem dúvida, criar um bom material com as técnicas SEO é uma coisa que dá trabalho. Afinal, é preciso verificar as palavras-chave que são mais usadas em cada assunto e saber como distribuí-las bem no texto.

Porém, quando se usa a técnica SEO da forma correta, a quantidade de acessos e de clientes aumenta muito, e isso reduz a necessidade de gastar com outras formas de Marketing, como tráfego pago, por exemplo.

Sendo assim, é bastante recomendado que os profissionais invistam em softwares que ajudem a sistematizar e descobrir palavras-chave em alta.

Mas é claro que isso não basta: também se deve sempre treinar o emprego dessas palavras-chave de maneira que o texto seja, de fato, otimizado.

E, para isso, você pode contar com os serviços da SEO Foco, especialista em produzir e revisar conteúdos otimizados para os motores de busca!

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